Esses dias minha amiga Mirella Marcon me questionou sobre um assunto muito interessante,,, afinal, a prata é um metal precioso? Surgiu essa dúvida quando ela estava organizando sua caixa de joias, pois percebeu que suas peças em prata não eram guardadas com tanto cuidado e segurança quanto às de ouro. E acho que isso acontece com muita gente, não é verdade?
A prata de fato é um metal precioso, mas não é tão precioso quanto o ouro por não ser tão rara. Dei uma pesquisada mais aprofundada e descobri que ela é a segunda colocada no quesito valor (moedas de prata), premiações (medalhas de prata), e na arte da joalheria e da produção de objetos e utensílios. Legal, né?
Algumas pessoas tratam as joias em prata como semijoias ou bijuterias, o que é um grande erro. A denominação "semijoia" somente é adequada quando se trata de peças banhadas em prata e não peças maciças.
As ligas mais usadas são:
• Prata 950 - contém 5% de cobre. É a ideal para a fabricação de joias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.
• Prata 925 - Contém 7,5% de liga de cobre.
• Prata 90 ou 900 - é a de menor valor. Depois de fundida, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.
E aí? Vocês também tinham dúvidas quanto à preciosidade da prata?
Ah, se alguém tiver mais alguma dúvida do mundo da joalheria ou até mesmo alguma sugestão de assunto para falarmos aqui no blog, fiquem à vontade! Vou adorar receber sugestões!
Fonte: Guia de Joias Iguatemi