quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Relógio: a joia do homem




Quer saber um pouco mais sobre a joia dos homens? De uma forma bem geral, um relógio é formado por mostrador, mecanismo, coroa e caixa.


Mostrador → é onde estão marcadas as horas, onde ficam os ponteiros e todas as suas funções, data, cronômetro, etc.
Mecanismo → é o que faz o relógio funcionar. Ele pode ser mecânico ou a bateria (quartzo).
Coroa → é aquele botão que você gira ou puxa para dar corda e acertar as horas.
Caixa → guarda o mecanismo, o mostrador, o vidro.


E a pulseira? Ela não faz parte da máquina, é acessório.


PRINCIPAIS MATERIAIS


As caixas dos relógios são feitas, na maioria dos casos, de titânio, aço inoxidável, brass, alloy, antimônio e plástico, sem contar os metais nobres como o ouro, a prata e a platina.


Titânio - é leve, resistente e de aparência delicada. Seu grau de resistência é igual ao da platina e superior ao do aço inoxidável. É antialérgico e aguenta altas temperaturas (427 graus centígrados).


Aço inoxidável - trata-se de um grupo de ligas de aço que tem a vantagem de ser antialérgico. É um material forte, maleável e resistente à maioria dos corrosivos. A fabricação de caixas de aço inoxidável é complexa, o que pode encarecer a peça.


Brass - é o mais usado na relojoaria brasileira. Nada mais é do que o latão, ou seja, a liga do cobre com o zinco. Ele pode receber banhos e aparecer na versão prata ou ouro.


Alloy - é um tipo de latão mais sofisticado já que passa por processos diferentes de fundição e injeção. Mas qualquer um desses processos, se malfeito, pode resultar em prejuízo.


Antimônio - trata-se de um elemento químico, quebradiço, que em estado de ebulição se transforma em metal. Sua cor é branco azulada. É um material pouco resistente, de curta durabilidade, daí ter baixo custo e de ser pouco usado na alta (e média) joalheria.


Plástico - houve um tempo em que ele foi a resposta "mais em conta" para o alto preço dos relógios. Hoje é fashion e pode, até, ter diamantes. O material é seguro, durável e, das cores, a preta é a mais durável.


Fonte: Guia de Joias Iguatemi

Nenhum comentário:

Postar um comentário