quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conheça os diferentes metais utilizados na joalheria

No mundo da joalheria, podemos trabalhar com diversos tipos de metais. Conheça mais profundamente alguns deles:

Ouro (Au)

Raramente usa-se o ouro puro (24k) em joalheria, pelo fato de ser excessivamente maleável. Assim, para aumentar sua dureza, os fabricantes o misturam com outros metais, criando-se ligas de cor e dureza diversas.

A cor do ouro usado em joalheria depende dos metais que constituem sua liga, que são basicamente o cobre, a prata e, no caso do ouro branco, o paladium (responsável pela sua cor clara). Dessa forma, podemos ter ligas com o mesmo teor (18k = 75% de ouro puro) e cores distintas (25% de outros metais):

ouro amarelo = contém mais prata
ouro branco = contém paladium
ouro rosa = contém mais cobre


Prata (Ag)

Toda liga de prata oxida, ou seja, escurece com o tempo. Assim como o ouro, a prata é maleável demais para ser usada na sua forma pura. A liga mais utilizada na joalheria é a 950, uma composição de 95% de prata pura e 5% de cobre. Trata-se de uma dureza ideal para as jóias mais encorpadas.


Platina (Pt)

Por ser o mais duro dos metais utilizados na joalheria tradicional, a platina é comumente utilizada em trabalhos delicados, com pedras preciosas. Foi bastante utilizada até o começo do século, quando o ouro branco, com um grau de dureza semelhante, porém bem mais fácil de trabalhar, veio substituí-la.


Paladium (Pd)

Metal do mesmo grupo da platina, basicamente utilizado como liga no ouro branco e na liga PP (mistura de prata e paladium), que após um banho de Ródio, é muitas vezes vendido erroneamente como ouro branco. Parece haver uma crescente tendência mundial em sua utilização, o que ainda não ocorre no Brasil.

Espero terem gostado de saber um pouquinho mais sobre os metais utilizados na nossa joalheria!


Fonte: Joias: Criação e Design, Carlos Salem

Nenhum comentário:

Postar um comentário