terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Diamantes,,, você sabe como classificá-los?

Sendo uma das mais valiosas gemas no mundo dos minerais, não é de se estranhar que sua classificação seja complexa e detalhada.

Os quatro Cs

Os diamantes são classificados segundo sua pureza (clarity), cor (color), peso (carat) e lapidação (cut). Desenvolvida pelo G.I.A (Gemological Institute of America), esta classificação é mundialmente aceita e usada. É através dela que se determina o valor de um diamante.





Pureza

Classificação segundo a presença de inclusões e manchas. Pode ser analisada por dois tipos de defeitos:

Defeitos Externos : qualquer impureza na superfície do diamante, vêm do uso, com leves batidas que podem ser dadas com um anel no dedo ou mesmo algum defeito causado durante a lapidação.

Defeitos Internos : impurezas encontradas no interior de um diamante.

A classificação da Pureza é algo muito importante. A lente usada na classificação é uma lente de 10X. Qualquer inclusão que não possa ser enxergada com uma lupa de 10X não “existe” para efeitos de classificação. Escala de pureza:

IF- Internally Flawless - Internamente puro (e externamente, também). É a classificação mais alta dada a uma pedra.

VVS1 e VVS2 - Very very slightly included - Inclusões muito, muito leves. Uma inclusão VVS é muito difícil de ser detectada com uma lupa de 10X, mesmo por um examinador experiente.

SI1, SI2 e SI3 - Slightly included - Inclusões leves. A maioria das pedras compradas hoje são desse grupo. Uma inclusão SI é facilmente detectada com a ajuda de uma lupa de 10X.

SI1 - Uma inclusão SI1 é facilmente detectada com a ajuda de uma lupa de 10X, mas não pode ser vista a olho nu.
SI2 - Uma inclusão SI2 é facilmente detectada com a ajuda de uma lupa de 10X, mas raramente pode ser vista a olho nu.
SI3 - Uma inclusão SI3 é facilmente detectada com a ajuda de uma lupa de 10X, e na maioria dos casos (pedras acima de 0,75 cts) pode ser vista a olho nu.

I1, I2 e I3 - Imperfect - Imperfeitos, defeituosos. Esse é o último grupo na escala de classificação de diamantes:

I1- Uma inclusão I1 pode ser vista a olho nu, mas ainda é agradável aos olhos. A inclusão não é grande o suficiente para tirar o brilho da pedra.
I2 - Uma inclusão I2 pode ser facilmente vista a olho nu e abrange uma porção substancial da pedra.
I3 - Uma inclusão I3 pode ser facilmente vista a olho nu e diminui sensivelmente a transparência do diamante Possui grandes e/ou numerosas inclusões menores.

Qualquer pedra abaixo de I3 seria considerada para uso industrial do diamante.

Cor

A cor em diamantes é devida a impurezas ou defeitos estruturais. O nitrogênio é a impureza mais comum e confere aos diamantes cores amareladas. Diamantes puros ou quase puros são transparentes ou incolores, sendo também os mais valiosos.

A seguir, temos as escalas de graduação de cor, de acordo com as terminologias da ABNT-IBGM, HRD e GIA:




Peso

Um quilate é uma unidade de peso para os diamantes. Um quilate é igual a 200 miligramas (0,2 gramas) e é dividido em 100 pontos, de forma que um diamante de 75 pontos tem 0,75 quilates. Apenas para lembrar, quando se refere ao ouro o quilate é uma unidade de pureza. Já falei um pouquinho sobre isso em Ouro 18 quilates? O que é quilate?.

A relação entre peso e preço dos diamantes é geométrica, isto é, um diamante de 2 quilates vale mais do que duas vezes um diamante de 1 quilate com a mesma classificação de cor, pureza e lapidação.

A tabela abaixo mostra bem isto:


Preço aproximado para diamantes cor G,
pureza VS2, lapidação 1A
Fonte: http://en.wikipedia.org/

Lapidação

Quando encontrado na natureza, o diamante ainda está no seu estado bruto e será lapidado para ganhar forma comercial. As lapidações mais comuns de acordo com seu valor relativo são: Redonda, Oval, Coração, Navete e Gota.

Com a lapidação, a gema perde uma boa parte de seu peso, o que é inevitável para que melhore seu efeito ótico, seu brilho e sua capacidade de decompor a luz branca nas cores do arco-íris.

A mais bela lapidação para o diamante é o chamado brilhante, criado pelo joalheiro veneziano Peruzz, no final do século XVII. Essa lapidação tem a forma redonda e compõe-se de 58 facetas. Cada faceta é simétrica e disposta num ângulo que não pode variar mais de meio grau.

As pessoas costumam errar ao dizer que querem comprar uma peça com brilhantes. A gema é diamante, brilhante é apenas o nome da lapidação. Mais para frente eu falo um pouquinho só sobre os brilhantes,,,!

Não imaginava que a classificação dos diamantes fosse tão complexa? Pois é,,, aí é que passamos a valorizar ainda mais essa tão fascinante e desejada pedra preciosa!!!


Fonte: Wikipédia / Dicionário de Geociências / GIA

5 comentários:

  1. Individuals who function out bodily are certain to see fast benefits.

    This decreases the blood move to the muscle, which keeps it limited.


    Check out my web page; flex mini reviews

    ResponderExcluir
  2. Qual a porcentagem de perca no momento da lapidação ?

    ResponderExcluir
  3. Qual a porcentagem de perca no momento da lapidação ?

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Estou a fazer curso de lapidação neste momento. Daqui a duas semana vou fazer análise e avaliação de pedras brutas.

    ResponderExcluir